Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Detentas do Penitenciária Feminina fazem teste rápido para AIDS
131 mulheres foram atendidas por uma equipe da Secretaria de Saúde do Piauí
Com o objetivo de diagnosticar o HIV precocemente e ajudar na melhoria da qualidade e expectativa de vida do público carcerário piauiense, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está realizando durante todo o ano, em todos os presídios do Estado, o teste rápido para detectar a doença.
As atividades são desenvolvidas pela Coordenação de Doenças Transmissíveis (DT) e buscam, ainda, além do diagnóstico da Aids, aos das Hepatites B e C. As atividades estão sendo finalizadas em 2013. Ontem, a equipe da Sesapi atendeu 131 mulheres da Penitenciária Feminina.
De acordo com Karina Amorim, coordenadora de DT, a meta, de realizar a ação em toda unidade do Sistema Prisional do Piauí foi atingida com êxito, já que os técnicos da Sesapi percorreram todo o estado em tempo hábil para posteriormente repassar o pós- tratamento aquelas pessoas detectadas como soro positivo ou com algum tipo de hepatite.
“O presídio feminino foi um dos últimos que recebeu esta ação. Esta equipe que percorreu todo o Estado foi treinada pela Sesapi, na prevenção e diagnóstico do HIV e por isso, de forma rápida e precisa, conseguimos atingir um número expressivo de pessoas que se encontram nesta situação”, explicou a coordenadora de DT, Karina Amorim.
A campanha “Fique Sabendo” pretende realizar uma média de 2.600 exames, em todo o estado, até o final deste ano. Além dos testes nos presídios, a coordenação de DT da Sesapi realiza aconselhamento em DST, distribuição de preservativos e encaminhamento para tratamento dos casos diagnosticados.
As últimas ações desenvolvidas pelos técnicos da Sesapi também atenderam aos detentos das cidades de Picos, Oeiras, Floriano e Parnaíba.
Por Adriano Magno