O governador Wellington Dias inaugura nesta sexta, dia 10, a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU), em Ipiranga. A implantação do SAMU é uma parceria entre o município, Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde e atenderá a população de toda aquela região.

O SAMU atuará com um condutor e um técnico de enfermagem, sendo de suporte básico. O governo Federal doou uma ambulância, além de 50% de custeio. Os recursos para manutenção são rateados ainda entre a Secretaria de Saúde, com 20% e prefeitura, com 30%. 

Com o SAMU, será possível organizar o atendimento móvel pré-hospitalar, que será feito pela Central de Regulação do Estado, além de inserir também o transporte inter-hospitalar de pacientes graves.
O atendimento de urgência será de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica, queimaduras, armas branca, arma de fogo, afogamento.

O acesso será feito por ligação telefônica para o número 192, que pode ser feito de qualquer lugar e de qualquer tipo de telefone. O serviço atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, o atendimento chega ao usuário onde ele estiver.

Por Graciene Nazareno