Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde vai implantar Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil
A decisão foi apresentada pelo secretário Francisco Costa, durante reunião da CIB.
A Secretaria de Estado da Saúde vai implantar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infanto Juvenil nas instalações do CSU do Buenos Aires, em Teresina, onde inicialmente seria instalado o Centro de Referência às Mulheres Usuárias de Álcool e Outras Drogas. A decisão de adequar o local foi apresentada pelo secretário Francisco Costa, durante reunião da Comissão Intergestora da Bipartite(CIB), realizada nesta sexta, 10, na secretaria.
Considerando que aquele espaço está reformado e mobiliado, o secretário já autorizou a transferência do CAPS Infanto Juvenil, que atualmente funciona de forma inadequada, anexo ao Hospital Areolino de Abreu, para o CSU. Com isso, devem ser iniciados imediatamente os serviços de capina e instalações de água, energia elétrica e internet.
“A implantação é um requerimento da Política Nacional de Saúde Mental, que inclui o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Acreditamos que o atendimento no local irá melhorar, sem sombra de dúvidas. O nosso objetivo é além de adequar a estrutura física é humanizar o atendimento”, frisou Francisco Costa.
O secretário enfatizou ainda que o atendimento será feito às crianças e adolescentes de zero a 18 anos de idade, sendo o único serviço do Estado para esse público. A previsão é que em até 60 dias o CAPS Infanto Juvenil inicie o funcionamento, com oferta de serviços de Psiquiatria, Psicologia, Terapia Ocupacional, Assistência Social e Enfermagem.
Por Allana Sousa e Graciene Nazareno