Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde apoia evento sobre humanização no atendimento
O X Seminário de Formação em Saúde aborda a humanização do atendimento ao paciente nos aspectos clínico e subjetivo
Abordar o paciente de forma humanizada, ampliando a investigação do diagnóstico para além do aspecto fisco, considerando também o subjetivo. É com esse tema, Clínica Ampliada e Integralidade, que Secretaria de Estado da Saúde apoia X Seminário de Formação em Saúde, promovido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) por meio da Faculdade de Ciências Médicas (Facime). O seminário será realizado no próximo dia 17 de abril, no auditório do Centro de Ciências da Saúde da faculdade.
“Discutir esse tema é de grande importância, no momento em que o Piauí se esforça para avançar em um modelo de atenção mais pautado na humanização, com ações voltadas para o atendimento ao paciente que vai além das consultas, exames e outros procedimentos, mas que vê o paciente no seu todo, tanto no aspecto clínico como o subjetivo, emocional”, explica o diretor da Facime, Vinícius Oliveira.
No primeiro conjunto de sentidos, a integralidade, um valor a ser sustentado, consistiria em uma resposta ao sofrimento do paciente que procura o serviço de saúde e em um cuidado para que essa resposta não seja a redução ao aparelho ou sistema biológico deste, pois tal redução cria silenciamentos. A integralidade está presente no encontro, na conversa em que a atitude do médico busca prudentemente reconhecer, para além das demandas explícitas, as necessidades dos cidadãos no que diz respeito à sua saúde.
Sob a organização da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UESPI, o evento conta ainda com o apoio da Fiocruz do Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Serviço de Saúde Cândido Ferreira de Campinas, Ministério da saúde – área técnica de Humanização e Fundação Municipal de Saúde.
As inscrições para as palestras e oficinas são gratuitas e podem ser feitas no local do evento e é destinado para profissionais e acadêmicos da área de saúde.
Programação
Manhã
8 às 8h30 – Inscrições
8h30 às 9h – Apresentação cultural/artística
9h às 9h30 – Abertura
9h30 às 12h – Roda de conversa com representantes da Fiocruz de Mato Grosso do Sul e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
12h às 14h – Intervalo para almoço
Tarde
14 às 14h30 – Apresentação cultural/artística
14h30 às 16h – Relato de experiências sobre Clínica ampliada do Serviço de Saúde Cândido Ferreira de Campinas (SP)
16h às 17h – Representantes da Área Temática da Humanização do Ministério da Saúde.