Os resultados dos exames de tomografia,  ressonância magnética, ultrassonografia, raios X e mamografia do Serviço de Diagnóstico por Imagem, do Hospital Getúlio Vargas (HGV), serão disponibilizados em imagens digitais e distribuídos em tempo real para todas as clínicas do Hospital. A implantação do serviço ocorreu nesta terça, 14, pela Central de Laudos.

Segundo o coordenador do Serviço de Radiologia do HGV, Osvaldo Carvalho, dentre as principais vantagens estão a elaboração de laudos mais detalhados e completos, além da redução do custo financeiro, com uma economia anual de aproximadamente R$100mil, pois o processo de digitalização dispensará o uso de películas, filmes e produtos químicos. O que significa, também, um ganho ecológico.

O engenheiro da empresa responsável pela implantação do sistema, Saulo Simão, explica que com o envio das imagens e dos laudos realizados pelos especialistas em radiologia, através da rede interna de computadores para os diversos setores do Hospital, a partir da Central de Laudos, os médicos solicitantes podem visualizar com maior rapidez e precisão os resultados dos exames. 

A ferramenta implantada na Central de Laudo possui funcionalidades modernas e de alta definição das imagens digitais, que por serem muito superiores às analógicas, dão uma maior segurança aos diagnósticos.

A apresentação explicativa sobre os aspectos operacionais do novo sistema aconteceu no início desta semana, com a participação da diretora geral do HGV, Clara Leal, do diretor técnico, Ingrácio Barbosa, diretor de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde, Alderico Gomes Tavares, e médicos radiologistas do Hospital.

Por Solinan Barbosa