O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, esteve reunido, em Brasília, nesta terça-feira, 28, com a coordenadora da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, Esther Vilela, para tratar sobre o Centro Materno, que será a maternidade de referência do Piauí. O projeto tem como objetivo contemplar na integralidade as ações voltadas para assistência à mulher e crianças, com até dois anos de idade. Também participaram da reunião, o deputado federal, Assis Carvalho, e o superintendente da Organização Hospitalar, Coronel Gerardo Rebelo.

Na ocasião foi definido que uma equipe da Rede Cegonha virá ao Piauí, em maio, para levantar informações sobre o terreno disponibilizado para a construção da Maternidade. “Durante a vinda do Ministério ao nosso Estado, a Secretaria apresentará o projeto redesenhado, para possíveis adequações que o ministério julgar necessário, o que deve vai agilizar o processo”, esclareceu Francisco Costa.

O secretário explica ainda que a Maternidade vai oferecer melhor atendimento tanto à mulher, em sua integralidade, como às crianças. “Além de fazer uma estrutura adequada, vamos oferecer saúde dentro do que rege a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde, sendo um espaço de acolhimento das demandas femininas,” explica. Ele reforça que o local vai acolher, num espaço moderno, os usuários de forma mais humanizada.

A obra está orçada em R$ 51 milhões, recursos oriundos de convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde. Com essa maternidade de referência, o Piauí ampliará o número de leitos, os centros cirúrgicos e ambulatórios, atendendo não só a região da Grande Teresina, como para todo o estado. 

Por Allana Sousa e Graciene Nazareno