James Almeida Saúde reativa Comitê de Promoção da Equidade Saúde e movimentos sociais em reunião de mobilização

A Secretaria de Estado da Saúde deu início à reativação do Comitê de Promoção da Equidade em Saúde, com a apresentação do Plano de Ações para o Biênio 2015/2016. O comitê é formado por órgãos governamentais e grupos de movimentos étnicos e sociais, que mobiliza lideranças de comunidades quilombolas, de campo e floresta, terreiros, seguimento LGBT, movimento negro, movimento de terreiro e pessoal em situação de rua.

“Existia a pasta, mas não tinha ações porque não havia coordenação. Então, o secretário Francisco Costa, com a sua sensibilidade e iniciativas inovadoras, juntamente com o governo do estado, acharam por bem retomar essa articulação e essa política de ação dentro da promoção da equidade em saúde”, disse Gilvano Quadros, coordenador de Promoção da Equidade da Secretaria.

O Plano de Ação deve atingir 20 municípios nesses dois primeiros anos, iniciando as ações com a formação e capacitação dos profissionais de saúde que estão nos municípios onde existam comunidades quilombolas, ciganas, indígenas e terreiros. “Temos a informação de que os agentes de saúde, por não saberem lidar com essas questões, preconceito e falta de informações, não visitam casas onde funcionam terreiros, nem as comunidades ciganas. Então nosso primeiro passo é capacitar essas pessoas em relação à política de equidade”, explica Gilvano.

Promover a equidade na Saúde é um projeto do Ministério da Saúde que concilia com o projeto do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Saúde, nas diversas coordenações, como da Criança e do Adolescente, da Mulher, do Adulto e Idoso, e de DST/Aids.

Por Samara Augusta