Samara Augusta Hospitais estaduais participam do dia D da vacinação contra gripe A vacina imuniza contra Influenza A, H1N1 e H3N2, e Influenza B

A rede de hospitais do Governo do Estado, que também disponibiliza a vacina nos horários normais de atendimento, estenderá o funcionamento no próximo sábado (9). O horário especial será de 7h às 18h, durante o dia D da vacinação contra a gripe Influenza.

Em Teresina, os hospitais do Mocambinho, da Polícia Militar, Maternidade Evangelina Rosa e Getúlio Vargas participam da campanha que acontece no período de 4 a 22 de maio, imunizando o público prioritário que são crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional, contra a Influenza A, H1N1 e H3N2, e Influenza B.

A dona de casa, Maria do Socorro Pereira, avó da pequena Elizabeth, não perdeu tempo e levou a neta para ser vacinada no Hospital do Mocambinho, ainda no início da campanha. “Vim logo porque é importante a gente proteger as crianças contra todas as doenças”, disse.

Para portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, como alergias graves, a Secretaria de Estado da Saúde dispõe do Centro de Referência Imunobiológicos Especiais (CRIE), situado numa sala do Hospital Infantil Lucídio Portela. “Lá essas pessoas terão assistência imediata, caso tenham alguma intercorrência devido à vacina”, explica Jurema Chaves, coordenadora de Imunização da secretaria.

Por Samara Augusta