Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Secretaria capacita profissionais para o tratamento em Saúde Mental
Para atender a demanda de usuários que necessitam de internação de curta duração.
O Hospital do Mocambinho é uma das unidades administradas pela Secretaria de Estado da Saúde que fazem atendimento a pacientes dependentes químicos. O tratamento é realizado numa abordagem multidisciplinar, com equipe formada por profissionais de Medicina, Enfermagem, Psiquiatria, Psicologia, Assistente Social, Nutrição e Educação Física.
Ao procurarem o hospital, os usuários são internados e passam por um tratamento intensivo para tratamento de complicações com consumo e abstinência em álcool e outras drogas. Durante 15 dias, no mínimo, os que têm a dependência em craque são tratados para saírem da crise. No caso de dependência de álcool, o tratamento dura um período de 7 a 10 dias. Caso o paciente tenha outra patologia associada à dependência como cirrose e/ou pneumonia esse período se estende até a estabilização do quadro.
A principal função deste serviço é atender a demanda de usuários que necessitam de internação de curta duração. E para capacitar os funcionários da unidade de saúde, a Secretaria de Saúde estará realizando a I Semana Integrativa do Mocambinho no período de 11 a 15 e de 20 a 23 de maio, tendo como público alvo, profissionais e estudantes da área de Saúde e familiares dos pacientes internos.
“A população de Teresina já considera o hospital como referência nesse tipo de tratamento. Atualmente, estão sendo tratados 20 pacientes. Mas a previsão é de ampliar esse atendimento com a adaptação do espaço, criando mais uma ala com 10 leitos”, afirma a diretora do Hospital, Talita Regina Feitosa.
Por Samara Augusta