Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV realiza acompanhamento aos transplantados
A Secretaria disponibilizou consultórios médicos, sete nefrologistas e 10 leitos clínicos.
Começou nesta manhã de segunda-feira(11), o atendimento aos 270 transplantados no Ambulatório do Hospital Getúlio Vargas (HGV). A medida visa atender os pacientes que antes eram acompanhados por uma unidade hospitalar da rede privada. A Secretaria de Estado da Saúde, junto à direção do HGV, disponibilizou dois consultórios médicos, sete nefrologistas e 10 leitos clínicos para realizarem o acompanhamento.
“Todos os pacientes renais podem se dirigir ao Hospital Getulio Vargas que vamos dar continuidade ao tratamento. As ações do transplante renal continuem sendo ofertadas com perspectiva de ampliação de acesso a outras pessoas. Nossa meta é universalizar o atendimento”, explica o secretário de Saúde, Francisco Costa.
A paciente Daniela Alves, 27 anos, primeira transplantada a receber atendimento hoje, respira aliviada. Ela lembra que passou 3 anos e 6 meses há espera por um transplante, fazendo hemodiálise três vezes por semana, durante 4 horas por dia e, que agora, sonha em voltar a ter uma vida normal. “Quero voltar a estudar, trabalhar, ter uma vida que todo mundo que tem saúde tem”, disse.
A Coordenadora do Transplante Renal do HGV, a nefrologista Celina Castelo Branco, explica que todos os pacientes serão acompanhados ambulatorialmente e, em caso de intecorrências, serão encaminhados para internação no próprio HGV. A médica informa que os primeiros a receberem atendimento, serão os pacientes que estão com menos de seis meses de transplantados e o agendamento será de segunda a sexta, no Ambulatório Azul, através do contato 3221 3040, Ramal 263, falar com a assistente social, Elze Mary.
Por Fátima Oliveira