Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde capacita profissionais para implantar Classificação de Risco no Piauí
A intenção é priorizar os atendimentos emergenciais e orientar adequadamente as gestantes.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí realiza capacitação com os profissionais da saúde no intuito de humanizar o acolhimento e otimizar os atendimentos na atenção básica e rede hospitalar. Para tanto, médicos e enfermeiros dos territórios Entre Rios e Planície Litorânea participaram nesta terça-feira, 12, no auditório da Faculdades de Ciências Médicas (Facime), da oficina de implantação do Acolhimento e Classificação de Risco das Gestantes e Recém-Nascidos.
“A implantação da classificação de risco no nosso Estado é ir de acordo com as diretrizes da Rede Cegonha, que visa reduzir as taxas de mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal”, frisou Herlon Guimarães, diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde.
A intenção é priorizar os atendimentos emergenciais e orientar adequadamente as gestantes e seus acompanhantes sobre os critérios de prioridade para o atendimento. A metodologia classifica a ordem de atendimentos, utilizando cinco cores: vermelho, laranja, amarela, verde ou azul. As cores indicam o estado de saúde do paciente e, com isso, a ordem de atendimento.
A meta é capacitar cerca de 500 profissionais em todo o Piauí. As coordenações de Saúde da Mulher e da Criança e do Adolescente também realizam treinamentos entre os dias 13 a 16 no território dos Cocais e Carnaubais.
Por Allana Sousa