Solinan Barbosa Projeto alia fé a tratamento de pacientes no HGV Projeto “Acolhendo com Fé”

No Hospital Getúlio Vargas (HGV), a fé é uma aliada no tratamento de doenças graves. O projeto “Acolhendo com Fé” faz parte da Diaconia da Saúde da Arquidiocese de Teresina e da Política de Humanização do Hospital. Todos os dias, o padre João Paulo, pároco da Capela do HGV, com o Grupo de Ministras da Eucaristia, percorrem as enfermarias para abençoar os enfermos e pregar a palavra de Deus.

Ele acredita que a prática da prece influencia a melhora da saúde dos pacientes. “A Fé é mais uma aliada contra a dor. Acreditar em Deus faz com que o paciente melhore mais rápido”, explica.

A dona de casa Teresa Cristina sofreu um acidente de moto em 2013, teve perda óssea e já passou por nove cirurgias reparadoras de alta complexidade, cinco delas no HGV. “Se não fosse a minha fé, não tinha conseguido chegar até aqui. Creio que existe um Deus todo-poderoso e sinto a presença Dele verdadeiramente”, ressalta.

Para o padre João Paulo, com a espiritualidade desenvolvida, a pessoa tem um estado mental que induz ao equilíbrio neurofisiológico e dos hormônios, além de atuar favoravelmente na imunidade. "O paciente com fé tem mais recursos internos para lidar com a doença", diz o sacerdote.

Mas não são apenas as mulheres que acreditam numa força superior, os homens também se rendem as preces. O aposentado Gerardo Vanderley, do povoado Barra do Lança, no município de Jerumenha, sul do Estado, está internado na Clínica Ortopédica do HGV e vai ser operado para a retirada do disco na coluna. Ele acredita que as preces acalmam. “Acredito que alivia e faz a gente ter força”, descreve.