Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Doação de leite materno: Um ato de amor
As mães doadoras de leite humano são a esperança de bebês prematuros que se encontram internados nas UTIs neonatais
Ana, Jaqueline, Caroline, mulheres que têm em comum o ato de doar leite humano. Elas são doadoras voluntárias da Maternidade Dona Evangelina Rosa e têm como rotina compartilhar esperança com outras mães que não têm ou produzem pouco leite materno.
As mães doadoras de leite humano são a esperança de bebês prematuros que se encontram internados na Unida de Tratamento Intensivo neonatal. Apesar de existirem muitas doadoras, o número não é suficiente para a demanda, como explica a consultora do Ministério da Saúde, Carmem Sousa. Ela ressalta que atualmente são doados oito litros de leite por dia, “mas não é o suficiente para abastecer como deveria”. Atualmente o Banco de Leite possui aproximadamente 50 mães doadoras. Maria Betânia é uma das mães que necessitam dessas doadoras. A mãe do pequeno João Victor, que está há 16 dias na UTI, agradece a colaboração das mães que doam leite. Durante o dia, Betânia acompanha seu filho na Maternidade, mas durante à noite, tem que voltar para casa e seu filho depende do leite das mães doadoras. “Se eu pudesse, tivesse bastante leite, também seria uma doadora porque sei a importância deste ato”, conclui.
Salvar vidas foi essa a decisão que Ana Joaquina, moradora da zona leste de Teresina, tomou a descobrir que poderia doar o excesso de leite que produzia. Quando esteve na Maternidade, viu muitas mães que não tinham leite suficiente e isso a comoveu.
Outra mãe doadora é Jaqueline, que passou pela experiência de precisar de uma mãe doadora. “Quando meu bebê nasceu eu não tive leite de imediato. Foi um desespero grande. Ainda bem que existia o Banco de Leite que supriu essa necessidade, até que eu pudesse amamentar e por esse razão passei a ser mãe doadora”, explica.
Na tarde desta terça-feira, 19, as mães doadoras participaram de um evento no parque Potycabana que marcou o dia Mundial de Doação de Leite Humano. Foram homenageadas as mães doadoras, mães que foram ajudadas e colaboradores das maternidades da cidade.
Doação de leite humano
Qualquer mulher saudável que esteja amamentando seu bebê e perceba, após as mamadas, a presença de leite nas mamas, pode doar. Para o recolhimento do leite, é necessário usar um frasco de vidro e tampa plástica, semelhante o de café solúvel, realizar higienização das mãos com água e sabão neutro e após desprezar os três primeiros jatos de leite, coletar diretamente no frasco e congelar de imediato.
Por: James Almeida