Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Evangelina Rosa recebe grupo de americanos para troca de experiências
Os 12 estudantes chegarão em setembro para intercâmbio de seis meses
A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) recebeu, nesta segunda (25), a visita da enfermeira obstetra, Gigi Melendez, especialista em Enfermagem Internacional e Desenvolvimento de programas de gestão do Chamberlain College Nursing, da cidade de Chicago nos Estados Unidos. O encontro teve como objetivo acertar os últimos detalhes para a chegada de mais uma turma de concludentes no curso de enfermaria da universidade para estagiar na instituição.
A turma virá pelo Programa de Intercâmbio Internacional e Interdisciplinar da Chamberlain, em parceria com a MDER e uma faculdade privada e objetiva compartilhar experiências na formação superior através do contato com estudantes brasileiros e com políticas, instituições, programas e práticas desenvolvidas no sistema de serviços de saúde brasileiro.
No Piauí, os acadêmicos vão conhecem as técnicas de Enfermagem adotadas na Maternidade, sobretudo as utilizadas nos partos normais humanizados que acontecem no Centro de Parto normal (CPN) da MDER que, em apenas cinco meses, realizou 178 partos normais e 80 encaminhamentos para o centro obstétrico/centro cirúrgico.
Segundo Gigi Melendez, os futuros enfermeiros levam consigo, além da aprendizagem técnica, o modo como devem fazer o acolhimento das pacientes. “Isto serve muito para eles, sobretudo porque lá os enfermeiros têm, a cada dia, mais contado com a população hispânica, que cresce no país e que tem muitas características culturais comuns com as brasileiras”.
Os 12 estudantes chegarão em setembro e ficam no estágio durante seis meses. Desde o início, em 2009, a MDER já recebeu 144 acadêmicos de Enfermagem do projeto.