A direção do Hospital do Areolino de Abreu recebeu na tarde desta sexta, dia 5, a visita dos representantes do Conselho Regional de Medicina(CRM/PI). A visita se deu para conhecer as instalações da instituição e o acolhimento aos pacientes internatos.

Com 160 leitos, o hospital é o único no Estado para tratamento psiquiátrico e hoje abriga também 30 pacientes semi-internados. "Esses pacientes passam o dia no hospital, desenvolvem atividades terapêuticas e volta no final do dia pra casa", explica o diretor do hospital, Ralph Webster Trajano aos conselheiros do CRM.

A visita dos representantes do CRM/PI também foi discutida a situação dos pacientes do sistema prisional. Atualmente, são mantidos internados em torno de 70 pacientes do sistema prisional. "Detectamos uma superlotação devido ao problema jurídico, de pacientes do sistema prisional e não hospitalar. Inclusive há uma ala isolada, que funciona mais como um presídio do que como um hospital. Isso não está correto", afirma Emanuel Vasconcelos, presidente do CRM/PI.

Pela baixa rotatividade desses pacientes, já que muitos moram há anos no hospital, são disponibilizadas em torno de 20 vagas para o sexo masculino. " Muitos têm alta médica, mas não hospitalar, por isso, continuam no Areolino de Abreu", afirma Ralph.

O CRM vai debater o tema durante fórum do conselho, a ser realizado em agosto.

Por Graciene Nazareno