Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Equidade na Saúde é tema de fórum em Campo Maior
As próximas etapas do fórum acontecerão em Piripiri, Esperantina e Parnaíba
Agentes comunitários de saúde, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais participaram da abertura do I Fórum de Promoção da Equidade realizado hoje, 8, às 9h no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto(SAAE) em Campo Maior.
O Fórum é estruturado no conceito de humanização na saúde e tem fundamento nos princípios propostos pelo Ministério da Saúde. Um deles é a universalização, dar acesso a todos; integralidade, que consiste em estudar o paciente de forma psicossomática, vendo o contexto em que ele vive e quais as enfermidades que ele é mais propenso a apresentar e a equidade, que é dar acolhimento e tratamento adequado e igualitário a todas as populações.
“Essa proposta do Governo do Estado é, de fato, muito boa para trazer e disseminar essas ações. Nós temos vários profissionais nessa área que podem ajudar as pessoas a terem maior acesso à saúde, sem medo de sofrer discriminação por causa do seu modo de vida ou condição social”, disse o secretário municipal de saúde de Campo Maior, Marcelo Luiz Miranda.
Segundo o coordenador de Promoção da Equidade da Secretaria de Estado da Saúde, Gilvano Quadros, as palestras e debates conscientizam os próprios profissionais desses segmentos que estão sendo representados no evento para a importância de se buscar nas pequenas ações, como verificar a pressão ou em um teste de glicemia, a abordagem necessária para cada grupo de pessoas. “Isso é a ponta do iceberg pra gente entender o problema que aquela pessoa está passando e planejar ações estratégicas para ajudar aquele indivíduo”, declarou.
Se depender de agentes de saúde como a Maria do Socorro Costa, da Estratégia Saúde da Família (ESF) do povoado Água Fria, o fórum de promoção da equidade já começou a dar resultado. “É uma oportunidade muito boa como profissional, muitas ideias boas que eu não tinha conhecimento e foi um privilégio de estar aqui para aprender e depois conversar com os meus colegas da equipe de trabalho. Hoje em dias as pessoas têm preconceito de tudo. Por isso, vou passar para as pessoas que não se encontram aqui e pra comunidade, eles vão ver essas pessoas com outros olhos”, disse.
As próximas etapas do fórum acontecerão em Piripiri, Esperantina e Parnaíba, nos dias 9, 10 e 11, respectivamente. Em seguida, no período de 15 a 19 de junho, será a vez dos profissionais de Valença, Picos, Oeiras e Floriano participarem da capacitação com vistas à igualdade no atendimento da saúde.
Por Samara Augusta