Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Regularização de medicamentos é tema de audiência pública
A prioridade da Saúde foi a elaboração de um plano de ação para contemplar todos os medicamentos.
Um conjunto de medidas da Secretaria de Estado da Saúde proporcionou a regularização de medicamentos de componentes especializados da Unidade de Assistência Farmacêutica. Este foi o tema de uma audiência pública, hoje, 15, na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença do diretor da unidade, Jean Batista.
A Secretaria adotou como uma das estratégias um rigoroso planejamento no que diz respeito à programação, aquisição e distribuição dos medicamentos. Assumindo já nos primeiros meses de gestão os débitos passados, a Secretaria negociou as dívidas, garantindo o abastecimento contínuo aos pacientes.
“A prioridade da Secretaria da Saúde foi a elaboração de um plano de ação para contemplar os medicamentos de todas as patologias, bem como melhorar a vida de quem depende desses componentes. A exemplo disso, podemos citar a Azatioprina, que estava em falta desde novembro e em negociação com os fornecedores conseguimos garantir o abastecimento e a distribuição dos medicamentos por mais seis meses”, frisou Jean.
Outra medida que está em andamento e que irá beneficiar os usuários do sistema é a melhoria da Central de Abastecimento, responsável pelo armazenamento e distribuição das medicações.
Um dos resultados da audiência foi a formação de uma comissão, assim como maior participação da Assistência no que diz respeito à distribuição dos medicamentos no interior do Estado.
A audiência foi proposta pela vereadora Teresa Brito e contou com a participação do presidente da Associação Nacional dos Pacientes, Doadores e Transplantados Renais/Piauí (DORETRANS-PI), Luiz Filho, e do diretor de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Francisco Pádua, dentre outros.
Por Allana Sousa