As equipes de enfermagem, médicos e profissionais da farmácia do Centro Cirúrgico do Hospital Getúlio Vargas (HGV) estão sendo treinados sobre Metas Internacionais de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS). Serão capacitados cerca de 50 profissionais nesta quinta-feira, nos turnos da manhã e tarde. 

A proposta, segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade do HGV, Susane Castro, é promover uma discussão e construção coletiva de estratégias para tornar os procedimentos cirúrgicos mais seguros ao paciente. Seis temas estabelecidos pela OMS – Cirurgia Segura, Identificação Correta do Paciente, a Prevenção do Risco de Queda, a Comunicação Efetiva, a Prevenção do Risco de Infecções e Uso Seguro de Medicamentos estão sendo abordados. 

Para a diretora geral do HGV, Clara Leal, as Metas Internacionais estabelecidas pelo órgão têm o objetivo de promover melhorias específicas em situações da assistência consideradas de maior risco. São adotadas por instituições de todo o mundo, como forma de oferecer um atendimento cada vez melhor e adequado. Conforme a diretora, o trabalho visa, especialmente, prevenir, monitorar e reduzir a incidência de eventos adversos nos atendimentos, promovendo melhorias relacionadas à segurança do paciente e no serviço de saúde.

A implantação das Metas Internacionais de Segurança do Paciente faz parte das melhorias do HGV para alcançar o processo de Acreditação Hospitalar, um certificado de mérito que pode chegar ao nível 3 de excelência. O evento está sendo coordenado pelo Núcleo de Gestão da Qualidade.

Por: Fátima Oliveira