Allana Sousa Saúde capacita profissionais no diagnóstico de tuberculose infantil

A Secretaria de Estado da Saúde deu início nesta quinta-feira, 18, a oficina de manejo clínico da Tuberculose Infantil, no auditório do Hospital Getúlio Vargas. A ação acontece em parceria com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde.

“Em 2014, o Piauí registrou oito casos de tuberculose em crianças menores de 10 anos. Com isso, é importante que o médico esteja atento, pois quando uma criança é diagnosticada com a doença, isso nos leva a crer que há também um adulto com a doença no convívio do paciente”, esclareceu Ivone Venâncio, supervisora Estadual de Tuberculose.

A oficina tem como objetivo instrumentalizar os profissionais de saúde, assim como apresentar as novas recomendações para o tratamento, controle e métodos para a prevenção da tuberculose infantil no Piauí.

Os sintomas mais frequentes são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, cansaço excessivo, febre baixa, falta de apetite, emagrecimento acentuado, rouquidão, dentre outros.

“A pessoa que suspeitar da doença deve procurar um posto de saúde no seu município, onde será avaliado pelo médico ou enfermeiro. Em seguida, o profissional da saúde poderá solicitar os exames necessários, específico para crianças. Se confirmado, ela deverá fazer o tratamento que dura em média seis meses”, frisou Ivone.

A ação é voltada para cerca de 150 profissionais de saúde da área Hospitalar, Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica e segue até o dia 19.

Quinta-feira (18.06)

14h30 – Eventos Adversos

15h – Intervalo

15h30 – Prevenção: Vacina e TIL

16h30 - Acompanhamento durante o tratamento

Sexta-feira (19.06)

08h30 – Revisão dos principais tópicos discutidos

09h – Tuberculose e Hanseníase

09h30 – Biossegurança

100 – Intervalo

10h30 – TBMDR

13h30 – Discussão dos casos clínicos

17h00 – Encerramento