James Almeida Governo do Estado realiza programação no Dia de Luta dos Portadores de Doença Celíaca A população pode provar refeições sem glúten

No Dia Estadual de Luta dos Portadores de Doença Celíaca, comemorado hoje, 19 de junho, a Secretaria de Estado da Saúde promoveu um almoço diferente no restaurante popular de Teresina, no mercado central, para chamar a atenção e informar a população sobre a enfermidade que acomente cerca de 10 mil pessoas no Piauí.


O cardápio foi composto por alimentos sem glúten, substância proibida aos portadores de celíaca por causar inflamação no intestino delgado, impedindo a absorção dos nutrientes. "Esse é um marco na vida de quem sofre com esse problema, porque a partir de agora, com mais informação, as pessoas poderão ter o diagnóstico de forma mais celere e precisa, além de melhorar o acesso ao tratamento", disse a coordenadora de promoção da saúda da criança e do adolescente da secretaira de saúde, Consolação Nascimento.


Quem provou da refeição, aprovou. Como é o caso do estudante Eduardo Mesquita que ficou surpreso com o sabor da comida. "É praticamente igual à comida normal", analisou. Já a advogada Clea Mourinho, além de aprovar o sabor da refeição, comemorou essa vitória. "È um grande passo para nós, mães de crianças portadoras de Celíaca que sofremos vendo nossos filhos passerem por restrições alimentares e às vezes por restrições sociais também por conta de que o simples ato de ir à um restaurante já é tolhido por que tem celíaca", disse.


Segundo o diretor da Unidade de Vigilância Ambiental e Atenção à Saúde, Herlom Guimarães, esta atividade no restaurante popular marca apenas o começo das ações "que serão desenvolvidas pela Secretaria de Saúde para contribuir com a acessibilidade dos portadores de doença celíaca à alimentos livre de contaminação pelo glútem, bem como, ao tratamento", explicou o diretor.    

Esteve presente na ação desta manhã o deputado estadual Fernando Monteiro (PTB) outor da Lei Estadual 6.445/13 que cria a data. "Essa programação do Governo do Estado ajuda a divulgar essa enfermidade que tem baixo índice de diagnóstico, principalmente o precoce. Torçamos para que essas ações continuem em 2016 e por todos os anos", declarou o deputado.

As atividades terão continuidade hoje, a partir das 18h, no Parque Potycabana, com distribuição de folderes informativos, exposição, vídeos e degustação de alimentos sem glúten por lojas especializadas. A Secretaria de Saúde tem como parceiros nessas ações a Fundação Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), Grupo de Celíacos de Teresina e Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e Faculdade UNINOVAFAPI.

Por Samara Augusta