Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde apoia evento sobre transplante de órgãos
A realização faz parte da disciplina de Planejamento em Relações Públicas da UESPI.
Acadêmicos do 9° período de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Poeta Torquato Neto, se uniram em defesa de uma causa de relevância social: conscientizar a sociedade sobre a importância de se doar órgãos. Para isso os estudantes vão realizar um evento aberto à participação de discentes, docentes, profissionais da área de saúde e população em geral. Trata-se da palestra com o tema “Transplante: a Chance De Uma Nova Vida”, que vai acontecer dia 29 de junho, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde da UESPI, das 18 às 20h, com o palestrante convidado, Bernardo Times, médico hepatologista e gastroenterologista da Unidade de Transplante de Fígado do Hospital Universitário Osvaldo Cruz, em Pernambuco.
Os participantes terão a oportunidade de discutir e entender mais sobre os procedimentos para transplante de órgãos, ato que pode prolongar e melhorar a qualidade de vida do transplantado, oferecendo a cura de doenças ou transformando um problema de saúde incontrolável em outro, sobre o qual se tenha controle.
O médico Bernardo Times tratará sobre transplante de fígado e outros temas relacionados ao transplante de órgãos. O evento faz parte da disciplina de Planejamento em Relações Públicas, ministrada pela Profa. Edite Malaquias, que fez cirurgia de transplante de fígado com o médico palestrante.
O evento também contará com a participação da Dra. Maria de Lourdes Veras, Coordenadora da Central de Transplante de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde; Dra Simone Machado, gastroenterologista e hepatologista; Dra. Maria José, Coordenadora do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria de Estado da Saúde e João Gilson Cantuário, Coordenador de Enfermagem da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO).
“No Piauí, cerca de 500 pessoas esperam na fila para transplante de órgãos e tecidos. Assim, objetivamos entender os procedimentos para o transplante de órgãos, promovendo a conscientização do público sobre o tema, ressaltando a importância do transplante de fígado às pessoas que necessitam deste procedimento”, ressalta Ruth Carioca, estudante da UESPI e membro da Comissão Organizadora do evento.
Eventos como esse são relevantes para mostrar a importância tanto da doação quanto para informar sobre os procedimentos para o transplante. A mobilização do Estado, instituições de ensino e sociedade em geral, de forma constante, é necessária, principalmente para se vencer a resistência familiar. Cerca de 43% das famílias brasileiras se recusam a doar órgãos de entes mortos (dados do Registro Brasileiro de Transplantes -RBT]- 2015 – 1° trimestre, informado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos). Ainda de acordo com o RBT, houve uma queda de 1,4% no número de potenciais doadores e de 0,8 % na quantidade de doadores efetivos.
Os interessados em participar poderão homologar inscrição através do e-mail eventotransplanteuespi@hotmail.com (basta enviar nome completo e telefone para contato). A inscrição também pode ser feita presencialmente, na Coordenação do curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo e Relações Públicas (setor VI do Campus Torquato Neto) ou no próprio dia do evento. Também estão sendo disponibilizadas fichas de inscrição no Centro de Ciências da Saúde da UESPI e da Universidade Federal do Piauí e em todas as faculdades particulares de Teresina que possuem cursos na área da saúde. Para estudantes da UESPI o investimento é de R$ 5,00. Estudante de outras instituições, profissionais de saúde e demais interessados: R$ 10,00.
Mais informações na página: https://www.facebook.com/pages/Transplante-a-chance-de-uma-nova-vida
Ficha de inscrição para o download
Fonte: Assessoria de Comunicação - UESPI