Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Projeto de emissão de laudos de ECG via internet é implantado no estado
Ao final do treinamento, o hospital estará apto a realizar exames de ECG cujos laudos serão emitidos em cerca de 10 minutos.
Um grupo de 20 enfermeiros e técnicos em Enfermagem do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz em São Raimundo Nonato participa, nos dia 22 e 23 (hoje e amanhã) de um projeto piloto que treina profissionais da saúde para emissão de laudos de eletrocardiograma (ECG) pela internet. Os laudos são emitidos por ferramentas utilizadas na telemedicina.
Ao término do treinamento, a equipe do hospital estará apta a realizar exames de ECG cujos laudos serão emitidos em cerca de 10 minutos. Segundo o diretor geral do Hospital, José Maria, depois de captadas, as imagens são enviadas para a central de laudos em São Paulo e o resultado chega, via email, no tempo de 5 a 10 minutos, nos casos de emergência.
“Com essa rapidez na emissão e acesso ao laudo, diminui de forma acentuada o tempo para se chegar ao diagnóstico. Assim, a prescrição do tratamento a que o paciente será submetido é iniciada de forma mais célere, tornando o trabalho feito pelos profissionais do hospital mais eficiente”, explicou o diretor.
O novo serviço, que será oferecido, a princípio, à população do município de São Raimundo Nonato e cidades próximas, é fruto da política de projetos estratégicos do Governo do Estado, em parceria com os ministérios das Telecomunicações e da Saúde para colocar o Piauí no mapa das inovações tecnológicas.
Por Samara Augusta