O secretário da Saúde, Francisco Costa, renovou convênio que garante execução do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica do Estado. A continuação do convênio celebrada junto a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Piauí (ABENFO) vai garantir que 40 novos profissionais sejam formados em cinco anos no Estado.

Por ano, cada turma contará com oito residentes. Os novos profissionais serão qualificados para atuar em consonância com as boas práticas da atenção ao parto, preconizando a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao período neonatal. Nesse período, os residentes atuarão na Maternidade Dona Evangelina Rosa.

“Dentro da política que o Estado defende, através da Rede Cegonha, de facilitar o acesso das parturientes ao parto normal, precisamos aumentar a oferta de enfermeiros obstetras que fazem a assistência às mulheres. Daí a necessidade de fortalecer parcerias que busquem a formação e educação permanente de profissionais”, frisou Francisco.

O programa tem como meta qualificar enfermeiros no âmbito da obstetrícia, cujo intuito consiste na melhoria da atenção obstetrícia em nível municipal, estadual e nacional.

A inserção dos residentes do programa tem refletido em melhoria no serviço de atenção obstétrica, através da execução de uma prática segura que vem melhorando a assistência obstétrica e neonatal do Estado.

Por: Allana Sousa