James Almeida Francisco Costa anuncia investimentos para o Natan Portela

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, visitou nesta manhã de quarta, 24, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e autorizou a elaboração de projeto para ampliar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), de sete para 10 leitos. Autorizou, também, a implantação de um laboratório central de análises clínicas para atender a rede hospitalar estadual localizada em Teresina.

“Assim como estamos fazendo em todo Estado, ampliando mais 98 leitos de UTIs, em diversos estágios, desde licitação ou finalização da obra, autorizamos aqui a elaboração do projeto para ampliar de sete para dez leitos de tratamento intensivo”, afirma Costa, enfatizando que nesses 98 leitos serão investidos mais de R$7 milhões.

O secretário explicou que o laboratório do Natan será implantado no prédio onde atualmente funciona a Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS) e deverá atender os sete hospitais estaduais de Teresina. “Com isso, alcançaremos maior rapidez nos resultados e maior volume no atendimento”, disse.

Outra ação a ser implantada no Natan Portela está em andamento. É a informatização do atendimento aos usuários, com aquisição de equipamentos de informática. Serão 28 microcomputadores, 16 impressoras a laser, duas impressoras térmicas e oito equipamentos para identificação de código de barras.

Acompanhado da diretora do Instituto, Maria das Dores Rocha, que mostrou as pequenas reformas feitas no hospital, como pinturas e reparos nos pisos, o secretário comentou da satisfação nos avanços na rede hospitalar no Estado, em especial no Instituto. “Temos, agora, um ambiente mais limpo e organizado, oferecendo uma melhoria no atendimento ao paciente. É isso a que nos propomos, oferecer um atendimento humanizado”, afirmou Costa.

Por: Graciene Nazareno