Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí reforça importância da vacinação contra gripe
Após atingir a meta de 80% por público prioritário nos municípios, a vacinação será aberta a todos.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí reforça a importância da população procurar um posto de saúde para se vacinar contra a gripe. Encerrada a campanha de vacinação, na última sexta-feira, 19 de junho, apenas 504.217 pessoas foram vacinadas, o que equivale a 78,56% do público prioritário. Após atingir a meta de 80% por público prioritário nos municípios, a vacinação será aberta a todos os públicos.
“A vacinação continua nos postos de saúde para os grupos prioritários e será disponibilizada para o público em geral quando os municípios atingirem 80% da meta por grupo prioritário. Então, quem fizer parte dos grupos prioritários para receber a vacina, e que por algum motivo não se vacinou durante o período da campanha, pode procurar qualquer posto de vacinação”, comentou Jurema Chaves, coordenadora Estadual de Imunização.
Vale ressaltar que após os municípios atingirem a meta não haverá reposição do estoque, serão disponibilizadas para o público em geral apenas as doses que ainda se encontram nos postos de saúde.
A vacina tem como objetivo imunizar a população contra três tipos do vírus causador da gripe, o influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Ela é destinada às crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.
A população deve procurar uma unidade de saúde do seu município para ser vacinada e ficar imune contra a doença. Para isso, é importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.
Por: Allana Sousa