Os profissionais brasileiros com diplomas do exterior do edital 2015 do Programa Mais Médicos iniciaram, nesta segunda-feira, 06, as suas atividades nas cidades em que foram alocados. No Piauí, são quatro médicos em três municípios, sendo dois deles em Parnaíba, um em Cocal e outro em Luís Correia. 

Com a chegada desses médicos, o Programa garantirá assistência à saúde de 63 milhões de pessoas em todo o país. No total, são 18.240 médicos em 4.058 municípios, cobrindo 72,8% das cidades brasileiras, e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
 
Com a participação dos brasileiros graduados em outros países, não houve necessidade de convocação de profissionais estrangeiros para esta etapa do Programa. No Piauí, os 65 médicos selecionados em 2015 estão reforçando a assistência em 25 municípios. Com isso, serão 384 profissionais do Mais Médicos atuando em 151 municípios piauienses.
 
Além disso, o Ministério da Saúde também publicou um edital para que os municípios possam confirmar interesse em vagas abertas pela desistência de profissionais. A lista com as cidades aptas a participar desta seleção está publicada no site http://maismedicos.saude.gov.br e os gestores locais têm até o dia 13 julho para homologar a participação. No Piauí, o município de Ilha Grande encontra-se elegível. 
 
O Nordeste foi a região com o maior número de novas vagas, com abertura de 1.807 novas oportunidades. O Sudeste solicitou 1.024 médicos, seguido do Sul (523), Centro-oeste (396) e Norte (389).

Com informações do Ministério da Saúde