Solinan Barbosa Profissionais do HGV serão capacitados em Suporte Básico e Avançado de Vida

Capacitar os profissionais para uma melhor atuação em situações de urgência e emergência, tornando o atendimento mais seguro e eficaz. Esse é o objetivo do treinamento em Suporte Avançado de Vida (SAV) e Suporte Básico de Vida (SBV), a ser realizado pelos profissionais do Hospital Getúlio Vargas (HGV).  A capacitação começa na segunda-feira (20).

Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade do HGV, enfermeira doutoranda Susane Castro, a meta é capacitar 70% dos profissionais, sobretudo aqueles envolvidos diretamente com a assistência ao paciente. Também serão capacitados estudantes, residentes e voluntários.

“Os treinamentos serão realizados com bonecos que permitem uma simulação realística dos conteúdos abordados, conferindo maior qualidade e dinamicidade ao curso. Os bonecos foram cedidos, por empréstimo, pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP). O HAOC coordena o processo de melhoria da qualidade e segurança no HGV, dentro do projeto de reestruturação dos hospitais públicos do Ministério da Saúde (MS), do qual o Hospital faz parte desde 2012”, explica Susane Castro.

Ainda de acordo com a coordenadora, o Hospital conta com quinze profissionais, dentre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que já participaram de oficinas para multiplicadores em suporte básico e avançado de vida, realizadas pelo HAOC, e que hoje têm a missão de auxiliar na capacitação dos demais profissionais.

Por Solinan Barbosa