Allana Sousa Equipe da Paraíba visita Central de Regulação no Piauí

Referência para o Ministério da Saúde, a Central de Regulação de Internações Hospitalares do Estado do Piauí recebeu técnicos da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES/PB) para conhecer a experiência exitosa na regulação de leitos hospitalares. A visita ocorreu nesta manhã de quinta, dia 16.

A Paraíba é um dos estados, em todo o país, que está em processo de implantação da Central e, “sabendo que o Piauí já tem a expertise na implantação desse mecanismo de acesso para usuários do Sistema Único de Saúde(SUS) viemos colher informações que vão nos ajudar muito”, disse Mércia Coutinho, gerente executiva da SES/PB.

A Central coordena o processo de regulação do acesso aos leitos e aos procedimentos hospitalares eletivos e de urgência e emergência. Tem por objetivo garantir o acesso dos usuários à assistência hospitalar do SUS em tempo hábil e de acordo com as características individuais e a gravidade dos casos; além de organizar e gerenciar a lista de espera dos casos com indicação de assistência hospitalar.

“Sabemos que este não é processo fácil, mas é um processo organizativo. Temos que parabenizar a equipe do Piauí pelos resultados que vimos aqui. E é esse resultado positivo que nos anima e mobiliza para continuar”, disse Mércia. 

Com vistas à melhoria de acesso, a otimização de recursos e a organização da rede, a coordenadora da Central de Regulação do Piauí, Luciane Formiga, destaca alguns pontos que refletem na organização do fluxo e redução da superlotação em alguns hospitais. “São cerca de 750 pacientes por mês referenciados para hospitais como HGV, HPM, Lucídio Portela, entre outros. Já as de urgência, somam-se cerca de 1.200 pacientes por mês para unidades porta de entrada de urgência, principalmente nas áreas de neurologia clínica e cirurgia geral”, destacou.

Durante a visita da equipe eles tiveram acesso a informações de como se deu o processo de implantação, os recursos utilizados e como é o trabalho o processo de regulação no Estado, dentre outros. 

Por: Allana Sousa