Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), através do Banco de Leite Humano, promoveu nesta terça-feira (4), a palestra “Amamentação e trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos”. O evento aconteceu no auditório Ursulino Martins e teve como palestrante a advogada da Caixa de Assistência dos Advogados, da Ordem dos Advogados do Piauí(OAB/ PI), Girlane Cassiano.

Durante a palestra, ministrada para mulheres grávidas, mães de bebês recém-nascidos internadas na Maternidade e doadoras do Banco de Leite, a advogada esclareceu os direitos das mães desde o estado da gestação até o pós-parto. “Muitas mães não sabem, por exemplo, que têm direito a se ausentar do trabalho para realização de exames durante a gravidez”, exemplificou Girlane, afirmando que o exercício da cidadania é a busca pelos direitos. “Antes de buscarmos nossos direitos, precisamos ter conhecimento deles. Por isso estamos aqui: para oferecer esse conhecimento”, disse a advogada.

A nutricionista do Banco de Leite da MDER, Célia Leal, ressaltou a importância da Semana de Aleitamento. “É importante a mulher ter o conhecimento das Leis que a protegem porque a mãe precisa estar perto do filho ,mas também precisa trabalhar”, explicou a nutricionista, ressaltando que a mulher tem que reivindicar esses direitos e conciliar a maternidade com a vida profissional. 

O apoio à mulher que trabalha e amamenta é o foco da campanha 2015 da Semana Mundial de Aleitamento 2015. A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Desde sua criação em 1948, que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre, suas ações, aquelas voltadas à saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou num documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil. A iniciativa da Semana acontece em mais de 170 países.

Por: Astrid Lages