08/02/2018 - 11h06
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Saúde reforça ações para o carnaval

Fevereiro multicolorido protege o folião durante o carnaval

Tamanho da fonte  
Saúde reforça ações para o carnaval

Para resguardar a vida do folião, a Secretaria de Estado da Saúde elabora o plano de contingência para reforçar o atendimento de urgência e emergência em todo o Piauí, além de ações reforçando os cuidados para a prevenção de diversas doenças transmissíveis e transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Todos os Hospitais Regionais terão reforços nas equipes e em insumos para o período carnavalesco, o aporte de recursos enviados a alguns municípios estratégicos tem como objetivo dar uma maior resolutividade a atendimentos de urgência e emergência na própria região ou uma transferência com menos riscos para outros Hospitais de referência.

Haverá uma mobilização maior para o litoral por conta do intenso fluxo de foliões que vão para a região curtir o carnaval, como explica o diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar ,Neris Júnior. Ambulância  e  equipe formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem estarão prestando serviços no Centro Integrado, um espaço localizado próximo ao SESC praia em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança e Secretaria de Estado do Turismo para dar suporte ao turistas.

 O SAMU Aéreo também estará de prontidão para atender todo o Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde também enviou equipes para as regiões de Parnaíba, Floriano, Água Branca e Barras para se agregarem aos parceiros do projeto “Vida no Trânsito” na realização de ações educativas, distribuição de preservativos e orientações sobre doenças transmissíveis. O Vida no Trânsito realiza blitz educativas e prevê a conscientização para doenças não transmissíveis, como suicídio, violência, acidentes de trânsito.

Reforçando os cuidados para a prevenção de diversas doenças, o “Fevereiro Multicolorido”, lembra aos foliões que a saúde tem todas as cores e a prevenção deve ocorrer em qualquer período do ano.

Para o Piauí, serão disponibilizados mais de dois milhões de preservativos e géis lubrificantes, que vão estar disponíveis em todos os serviços de saúde nos municípios, que também são responsáveis por facilitar o acesso à população, seja nos locais das festividades, blitz, rodoviárias e locais de grande concentração populacional. Não é necessária a identificação do usuário e não há limite no quantitativo. 

Além de disponibilizar preservativos e gel lubrificante, equipes de saúde realizam testagem rápida para doenças transmissíveis como HIV/AIDS e sífilis. “Carnaval animado é você curtir com saúde e nada melhor que aproveitar a folia de maneira consciente”, comenta a coordenadora de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Saúde, Karinna Amorim. 

 

Combate ao Aedes na folia

O Aedes aegypti não dá folga na folia, por isso, em parcerias com escolas, clubes, espaços de lazer comunitários e serviços públicos e privados, a Secretaria de Estado da Saúde intensifica as ações de combate ao vetor e medidas de prevenção das doenças.  

O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, recomenda alguns cuidados para os foliões que forem curtir o carnaval. “Se for viajar, deixar domicílios livres de possíveis focos para o mosquito Aedes. Realize inspeção no interior da casa, quintal e toda área externa o que contribui para não permitir infestações no imóvel o que pode prejudicar toda uma região”, alerta.

 

Outros cuidados:

- Atenção redobrada com o lixo produzido. O grande consumo de produtos feitos de materiais recicláveis, depositados em locais inadequados, é motivo de preocupação porque o lixo pode ser um criadouro do mosquito.

- Em festas, blocos, desfiles de carnaval além dos cuidados com relação ao lixo, para não deixar as cidades sujas, o uso de repelentes é fator de proteção, para evitar o contato com os mosquitos vetores de doenças.

 

Por: Denise Nascimento e Graciene Nazareno 


Comente!


19/02/2018 as 16:37h

Neurocirurgia em Floriano reduziu 50% das transferências para Teresina

Serviço completou um ano de implantaçãol no sul do Estado 

19/02/2018 as 12:29h

Hospital de Luzilândia inaugura ampliação do centro cirúrgico

Além de receber equipamentos do Renova Saúde é uma ambulância

18/02/2018 as 10:02h

Trabalho da Evangelina volta a ser destaque em rede nacional

Nos últimos seis meses a maior Maternidade pública do Estado já foi notícia nacional três vezes

18/02/2018 as 09:58h

Hospital de Luzilândia recebe equipamentos e autorização para iniciar licitação da reforma  

Com os novos equipamentos, o Hospital vai realizar procedimentos de alta complexidade

16/02/2018 as 15:11h

Piauí mantém redução de casos de dengue

Dados apontam redução de 34,5% dos casos

16/02/2018 as 12:39h

HGV realiza mutirão ortopédico neste sábado (17)

Os mutirões em diferentes áreas médicas já beneficiaram cerca de 3.050 pessoas.