A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informa que recebeu na última sexta-feira (10) 16.000 doses da vacina Pentavalente e que a distribuição só se iniciou nesta segunda-feira (13) devido ao horário do recebimento das doses. Ao todo, a Secretaria fez um pedido de 50.000 doses para o abastecimento dos meses de Dezembro e Janeiro, no entanto o Ministério da Saúde encaminhou somente as doses recebidas na última sexta-feira.

A Sesapi informa ainda que as doses que serão distribuídas em Teresina já foram retiradas da central de imunização ainda pela segunda-feira e que sua distribuição para as salas de vacina deve ocorrer nesta terça-feira (14).

A Secretaria informa ainda que já iniciou a distribuição das demais doses, para as Regionais de Saúde do estado do Piauí e que logo as vacinas devem estar disponíveis para a população. “A Sesapi funciona como a distribuidora das vacinas que são repassadas pelo Ministério da Saúde. A Secretaria informa a quantidade necessária para cada município, mas o Ministério é quem define a quantidade a ser destinada”, explica a coordenadora de Imunização da Sesapi, Kássia Barros.

Por orientação do Ministério da Saúde, caso o quantitativo não atenda a demanda outra vacina poderá substituí-la. “Uma vez que a vacina estava em atraso há mais de um mês, a população poderá receber a imunização através da vacina DTP e da vacina para Hepatite B”, explica a coordenadora.    Kássia Barros explica ainda que devido ao não recebimento da quantidade informada, foi realizado um pedido extra para o Ministério de 30.000 doses.

A entrega das doses pelo estado está sendo feita seguindo o cronograma estabelecido entre a Sesapi e as regionais de saúde.