Inicia nesta quinta-feira, dia 1 de fevereiro, o prazo para que secretarias municipais de saúde façam a adesão e participem do programa “Mais Saúde com Agente”. O adesão pode ser feita até dia 08 de fevereiro por meio do site e-gestor.

O programa oferta o curso técnico de agente comunitário de saúde e o curso técnico de vigilância em saúde com ênfase no combate às endemias. A adesão é realizada através do link https://egestorab.saude.gov.br, que leva os gestores ao sistema e-Gestor onde os secretários municipais de saúde devem preencher o formulário disponível no sistema. A confirmação da adesão será efetivada após a formalização do termo pela autoridade competente.

O Programa Mais Saúde com Agente é uma ação do Ministério da Saúde (MS), realizada por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e as Escolas de Saúde do SUS. O programa tem por objetivo preparar as(os) ACS e ACE de acordo com as novas atribuições da categoria, previstas na Lei nº 11.350/2006, oferecendo condições para analisar informações coletadas nas residências e território de atuação, além de orientar a população, a fim de melhorar a qualidade e resolutividade da Atenção Primária à Saúde.

A Coordenadora de Gestão da Atenção Primária, Rosane Santana, ressalta que os cursos Técnicos de Agente Comunitário de Saúde e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias são de grande importância para a qualidade dos serviços ofertados na Atenção Primária e para a comunidade em geral.

“Ambos os cursos são fundamentais para fortalecer o sistema de saúde em nível local, melhorando a qualidade de vida das comunidades e contribuindo para a prevenção de doenças. Além disso, capacitam profissionais para lidar com situações específicas, como o combate a endemias, o que é essencial para a saúde pública”, destaca a coordenadora.

Rosane reforça ainda que os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias desempenham um papel crucial na promoção da saúde e prevenção de doenças em nível comunitário, atuam como elo entre a comunidade e os serviços de saúde, auxiliando na identificação de problemas de saúde, orientando sobre medidas preventivas e acompanhando o estado de saúde das famílias, além de contribuir para a melhoria do acesso aos serviços de saúde e para a promoção de hábitos saudáveis na comunidade.