A equipe de médicos hematologistas que atua no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) participou de um curso de capacitação em Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC). O curso visa preparar os profissionais para ocorrências cardiovasculares que possam acometer os pacientes atendidos no serviço ambulatorial, e também dar suporte ao público em geral que frequenta diariamente o hemocentro. 

A médica hematologista Melissa Palis integra a equipe de especialistas do Hemopi e participou do curso. “Muitos pacientes atendidos no ambulatório possuem doença crônica, insuficiência renal, cardiopatias que podem acarretar episódios onde se faz necessário esse atendimento cardiológico de urgência", explica.

O curso é oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aos profissionais médicos que atuam na rede pública.

"Toda equipe deve estar preparada para atender uma parada cardíaca, arritmias, e outras situações que podem acontecer com os pacientes e o público que circula por nosso serviço, por isso estamos levando a capacitação para todas as nossas unidades de saúde”, disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.