A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) investiga a morte de uma mulher de 31 anos por suspeita de dengue. A vítima residia em Brasília, mas veio visitar familiares em Alvorada do Gurguéia e foi internada no Hospital de Bom Jesus por conta de sintomas graves da doença.

Uma amostra de material foi colhida e enviada para exames no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-PI). A suspeita é que a paciente tenha se infectado com a doença em Brasília, antes de chegar ao Piauí.

“Essa paciente teve todo sinal clínico compatível com febre hemorrágica por dengue. Sabemos, pela equipe de saúde do município, que há probabilidade da contaminação ter ocorrido em Brasília, porque ela já chegou no estado com sintomas”, afirma Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi.

Para reforçar a estratégia de enfrentamento à dengue em todo o estado, a Sesapi realizou a distribuição de 11 mil testes para detecção da doença para os 224 municípios piauienses, levando em consideração a população e a incidência de casos prováveis.

“É um cuidado para que os municípios não fiquem sem esses testes. Estamos chamando a atenção para todas as autoridades e profissionais de saúde, para um alerta em relação aos casos de dengue no estado do Piauí”, concluiu a coordenadora.