A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, realiza de 19 a 23 de fevereiro uma capacitação sobre o manejo clínico da dengue para os profissionais de saúde do sul do Piauí, região da Chapada das Mangabeiras.

A capacitação será realizada em conjunto com profissionais do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O público-alvo são os médicos da rede hospitalar e os agentes de endemias, que serão capacitados sobre o manejo clínico da dengue e também como notificar as arboviroses no sistema.

Segundo a gerente de vigilância em saúde da Sesapi, Ester Miranda, houve um aumento no número de arboviroses no sul do Piauí e o registro de uma morte que está tendo como causa provável a dengue.

Embora o manejo clínico seja essencial para impedir a gravidade nos casos de dengue, é preciso ter o controle vetorial para diminuir o número de noitificações nessas regiões. Ter noção epidemiológica em tempo real do que acontece no estado é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população”, diz Ester.