Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciaram, nesta quarta-feira (21), as ações  de reforço ao enfrentamento dos casos de dengue no Sul do Piauí. As atividades estão sendo desenvolvidas no município  de Bom Jesus e abrangem todos os municipios que compõem o território de saúde da Chapada das Mangabeiras.

Na oficina serão trabalhadas três áreas principais: o manejo clínico adequado de pacientes; a importância  da notificação de casos para o desenvolvimento de ações de saúde e o controle vetorial adequado do inseto transmissor. 

O evento foi realizado com o apoio da UFPI, Cosems e CIATEN.

A combinação do fortalecimento desses três fatores é considerada o ponto de partida adequado para o início do trabalho de redução de casos na região, que vem apresentando aumento da incidência  de dengue em 2024.

Ester Miranda, gerente de vigilância em saúde da Sesapi, destaca que o trabalho conjunto entre as ações da Sesapi e  a participação  dos municípios, tanto na  área dos profissionais de saúde como da própria população  são  essenciais para a redução de casos da dengue, não somente na região sul, mas por todo o estado, uma vez que no ultimo boletim epidemiologico de arboviroses, as notificações de casos de dengue aumentaram em 8% em relação ao mesmo periodo do ano passado.

"As notificações feitas de forma correta  são essenciais para que a secretaria entenda a real situação  do local, e possa desenvolver ações e estratégias adequadas para a enfrentar o quadro apresentado por esse dados notificados. Entre essa ações temos o controle vetorial para ajudar na redução de casos, combatendo tanto o mosquito transmissor como eliminando os criadouros das larvas, ponto essencial do combate à dengue. Para finalizar temos que chamar atenção ainda para o manejo adequado dos casos que chegam até os nossos profissionais de saúde, evitando assim a evolução para casos graves da doença e até mesmo a morte", explica a gerente.

Terezinha Barreto é técnica de enfermagem  do núcleo de epidemiologia hospitalar do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus. Ela destaca que a ação tem grande valor para os profissionais de saúde, uma vez que o aumento de casos suspeitos de dengue que chegam ao hospital vem crescendo, provenientes tanto de Bom Jesus como outros municípios da região.

"Esse trabalho traz mais informações para o nosso trabalho no dia a dia, permitindo que todos esses profissionais possam desempenhar seu papel com mais qualidade. É muito importante ter acesso a essas informações, pois assim podemos atender melhor nossos pacientes", destaca técnica.

As ações de capacitação  e fortalecimento do enfrentamento à dengue na região  seguem até o final da semana.