Os servidores da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) participaram, nesta sexta-feira (23), de uma palestra sobre o enfrentamento ao racismo institucional, promovida pela equipe da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários (Suipro) da Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc).

"O racisno, infelizmente, continua presente no nosso dia a dia, principalmente nas instituições, tirando oportunidades de pessoas pretas. Essa palestra tem o objetivo de reduzir essas iniquidades com a população negra”, ressaltou Felipe Silva, coordenador de equidade em saúde da Sesapi. 

Assunção Aguiar, superintendente da Suipro, disse que a palestra é uma das atividades realizadas pela Sasc no enfrentamento ao racismo estrutural na gestão estadual, influenciadas pelas políticas públicas do governo na promoção de igualdade e enfrentamento ao racismo estrutural e institucional.

“Pela primeira vez o estado leva como ação de governo o enfrentamento do racismo. Isso faz uma diferença muito grande, porque sofremos isso todos os dias, em vários lugares. Queremos um ambiente mais saudável, feliz e respeitoso para a população negra e população em geral”, disse a gestora. 

A palestra foi conduzida por José da Cruz, diretor de promoção de igualdade racial da Sasc. Na oportunidade, ele enfatizou a importância de se enfrentar o padrão de comportamento construído pelo racismo estrutural e institucional no qual todos estão inseridos. 

“Acreditamos que, por estarmos dentro de um racismo estrutural, reproduzimos um racismo estrutural dentro das instituições do estado. Esse debate vem para nos alertar e desconstruir  esse racismo que é tão forte na nossa sociedade”, concluiu o palestrante.