Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi apresenta os resultados positivos do Piauí Digital ao Conass e Conasems
Sesapi apresenta os resultados positivos do Piauí Digital ao Conass e Conasems
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apresentou aos diretores executivos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) os resultados exitosos do Programa Piauí Saúde Digital, lançado no ano passado
Dos 224 municípios do Piauí, 222 já aderiram ao programa, que já está em pleno funcionamento em 23 cidades da região dos Cocais.
O Piauí Saúde Digital é um serviço com teleconsultas e telediagnóstico cujo objetivo é expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.
Em nove meses, já foram realizados 30.353 atendimentos, sendo 9.878 exames e 20.475 consultas nas áreas de pediatria, dermatologia, psicologia, cardiologia e nutrição.
A equipe do Conass e Conasems realiza uma visita técnica ao estado conhecendo projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Piauí
Na quinta, 22, os diretores dos dois conselhos participaram da divulgação de resultados dos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, no estado e realizaram visita à nova Maternidade Dona Evangelina Rosa.
O secretário-executivo do CONASS, Jurandir Frutuoso, disse que tem boas expectativas sobre o futuro da saúde no Piauí. “São bons projetos que estão sendo postos em prática e devem ser consolidados com sucesso nesta gestão,” afirma.
O superintendente de média e alta complexidade da sesapi, Dirceu Campelo, disse que programas como o Saúde Digital dão qualidade de vida para a população. “Uma consulta que demorava dias, pode ser conseguida em horas e o resultado dos exames saem em poucos minutos. Essa celeridade faz toda a diferença”, comemora.
O secretário de saúde, Antonio Luiz, afirma que o objetivo do governo é mudar a realidade da saúde no estado, principalmente com a telessaúde. “Nenhum cidadão piauiense vai precisar andar mais de 100 quilômetros para fazer um exame ou uma consulta”, garantiu o gestor.