A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) recebeu, nos dias 21 e 22 de fevereiro, a visita de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e especialistas do projeto de Planificação da Atenção à Saúde, o PlanificaSUS/Albert Einstein.

A visita institucional foi para conhecer a experiência e o desenvolvimento do Ambulatório Especializado da NMDER, que funciona dentro do modelo de atenção às condições de doenças crônicas, em atenção as diretrizes do de Redes de Atenção à Saúde,e apresentação dos resultados já alcançados desde a sua implantação, em agosto de 2023.

No encontro, os representantes conheceram as instalações da NMDER, que está em funcionamento desde o ano passado e em processo de melhoria contínua do modelo implantado no Ambulatório Especializado Sob orientação da Sesapi pela nova gestão da Associação Reabilitar, que atende gestantes e crianças de 0 a 2 anos de alto risco. Foram avaliados os processos de implantação, perfil populacional, perfil de usuário, processos de atendimento, além da visita nos espaços e entrevistas com profissionais.

“Tínhamos curiosidade de conhecer a Nova Maternidade. Queremos parabenizar a administração da saúde do Governo do Estado por disponibilizar os equipamentos de qualidade aos profissionais treinados e capacitados que encontramos. Fico feliz porque, além da NMDER ser um hospital escola, a dignidade da gestante tem sido respeitada”, afirmou Jurandir Frutuoso, secretário executivo do CONASS.

O PlanificaSUS, executado por equipes do Hospital Israelita Albert Einstein, é voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Especializada (AE), que atendem os usuários do SUS. Esse modelo possibilita que seja construído um Plano de Cuidados para os pacientes e que a unidade de saúde possa discutir os casos junto com os municípios.


“Nós oferecemos uma assistência de pré-natal às gestantes e atendimentos para crianças de forma integrada e multiprofissional. Nossa equipe é formada por psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e médicos. Isso favorece uma assistência de maior qualidade e assegura o retorno qualificado”, explica Francisca Lopes, coordenadora do Ambulatório da NMDER.

Também participaram da visita, representantes da Beneficência Portuguesa, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems).

“A experiência do Ambulatório Integrado à Atenção Primária é uma experiência exitosa dentro do processo de implantação das redes de atenção à saúde, e o Estado do Piauí pretende ampliar esse mesmo modelo de serviço para mais três serviços no Estado”, Explicou Cristiane Moura Fé, Diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da SESAPI.