A Secretaria de Saúde Estado da Saúde (Sesapi) apresentou, nesta sexta-feira,  o CredSUS, um Sistema de Compras por Credenciamento destinado aos fornecedores de bens e serviços comuns que tenham demanda superior a oferta individual. O evento também contemplou a realização de um treinamento detalhado sobre a nova ferramenta, que promete simplificar e agilizar o processo de aquisições na área da saúde.

O CredSUS é uma plataforma eletrônica dedicada ao recebimento de demandas hospitalares, abrangendo diversos itens, tais como materiais, medicamentos, OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), dietas e serviços comuns. A Sesapi conduzirá as cotações, permitindo que os fornecedores participem ativamente do processo de compra por meio do sistema.

De acordo com Marcio Rodrigo, Assessor Técnico da Sesapi, todos os credenciamentos da Secretaria Estadual de Saúde serão operacionalizados através do CredSUS, uma ferramenta eletrônica desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI). Ele destaca que esse é um marco inovador no cenário das compras públicas: “O sistema está alinhado com a nova legislação de licitações e promete agilizar as compras, tratando equitativamente todos os fornecedores e selecionando propostas com base na melhor relação custo-benefício para o estado”, explica.

"Mudamos a forma de trabalho na Sesapi em relação às compras e ordens de serviço. Com esse sistema, a secretaria conseguirá atender as necessidades dos hospitais e unidades de saúde com mais agilidade, economia e eficiência," ressalta Antonio Luiz, secretário Estadual de Saúde.

O treinamento realizado abrangeu duas etapas. Pela manhã, todos os servidores da Sesapi envolvidos no processo de aquisições de medicamentos, materiais e insumos foram capacitados. Na parte da tarde, foi a vez dos fornecedores credenciados, que também tiveram a oportunidade de conhecer e utilizar o sistema para apresentar suas ofertas de preços e produtos.

Com o CredSUS, a Sesapi visa modernizar e otimizar suas operações, proporcionando um ambiente mais transparente, eficiente e equitativo no âmbito das compras públicas na área da saúde. O novo sistema promete contribuir significativamente para o atendimento ágil e eficaz das demandas dos hospitais e unidades de saúde do estado.