Referência no país, o Programa Saúde Digital foi apresentado nesta segunda-feira, dia 26, a oficiais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e consultores do Selo UNICEF. A visita técnica foi realizada em Piripiri, primeiro município a receber o programa. O objetivo foi destacar a ação do Governo do Piauí por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), ressaltando o impulso nos serviços e qualidade no atendimento para a população local.

Oficiais do UNICEF, incluindo Rui Aguiar, Aline Andrade, e Tati Andrade, marcaram presença, assim como consultores da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), uma parceira implementadora do Selo UNICEF nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Representaram a associação, Amélia Prudente, Metilde Carvalho, Nilson Sousa, Suellem Fortaleza, e Madeline Abreu. Na ocasião também realizaram visita ao Espaço de Saúde Indígena, onde também funciona o programa Piauí Saúde Digital.

Rui Aguiar, coordenador do UNICEF em Fortaleza, expressou o interesse em aprender com a experiência local, elogiando o programa que tem fortalecido os serviços para a população de todo o território dos Cocais. "É com grande entusiasmo que, como representante do UNICEF, expresso meu interesse em aprender com a experiência local aqui em Piripiri. O programa implementado nesta comunidade tem se destacado, fortalecendo os serviços e ampliando os atendimentos para a população. Quero elogiar os esforços dedicados que têm impactado positivamente a vida das pessoas”, diz.

Piripiri se destaca como o primeiro município a implementar o Programa Piauí Saúde Digital. O estado já possui a adesão de 222 dos 224 municípios piauienses.

Dirceu Campêlo, superintendente da SESAPI, enfatiza a importância de fortalecer a atenção primária e a saúde digital para promoção em saúde, ajudando a reduzir, inclusive, a necessidade de tratamentos de alta complexidade.

“O projeto piloto em Piripiri iniciou em abril, alcançando uma cobertura de 100% das unidades básicas de saúde. Os resultados são evidentes, totalizando 30.397 atendimentos até 23 de fevereiro de 2024, através das teleconsultas, e 20.504 exames realizados, incluindo eletrocardiograma, mamografia, radiografia e tomografia,”, explicou.

O secretário Estadual da Saúde Antonio Luiz destacou a relevância da visita do UNICEF. “Conseguimos demonstrar o funcionamento eficaz do programa, expondo a execução eficiente. Estabelecemos um grupo de trabalho entre o governo do estado e o UNICEF, além da prefeitura de Piripiri, demonstrando nosso comprometimento conjunto. Estamos prontos para vestir a camisa e fortalecer essa parceria em prol da comunidade”, conclui.

O município também zerou as filas de espera em diversas especialidades, incluindo psicólogia, psiquiatria, nutricão, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria e endocrinologia.

O espaço dedicado à telemedicina para comunidades indígenas é denominado Espaço de Saúde Indígena Cacique José Guilherme, sendo considerado o primeiro do Brasil.