Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV realiza 1ª cirurgia minimamente invasiva de retirada de cálculo renal a laser
A equipe que participou da cirurgia foi composta pelo cirurgião, Benjamim Carvalho; o Anestesiologista, Marcus Gonçalves, residentes Danilo Fernandes e Victor Manfrinni e a Instrumentora, Durvalina Gonçalves.
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou nesta quinta-feira (29), a primeira cirurgia de ureterroreno flexível, que consiste em utilizar um aparelho que fragmenta o cálculo renal a laser. A paciente beneficiada tinha apenas um rim e o médico optou pela cirurgia menos invasiva para uma melhor segurança. A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, explica que é mais uma técnica utilizada pelo hospital para uma recuperação rápida e um tratamento efetivo dos cálculos.
“Agora podemos oferecer aos nossos pacientes uma opção mais segura e eficaz para o tratamento do cálculo renal, graças aos investimentos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado através da Secretaria da Saúde com aquisição de novos equipamentos”, explica a gestora.
Como é o caso da dona-de-casa, Maria do Socorro, de 50 anos, que sofria com fortes dores com um cálculo renal. “Eu não aguentava mais de tanta dor, fui em várias unidades de saúde e me mandaram para o HGV, porque somente aqui resolvia meu caso, mas graças a Deus fui operada ontem (29) e já estou quase de alta”, explica D.Maria do Socorro.
O cirurgião, o urologista Benjamim Carvalho, destaca que este momento é de grande importância para a saúde do Piauí. “A paciente beneficiada possuia com rim único e com um cáculo de 1.1 no rim. Fizemos a cirurgia toda sem cortes, usando tecnologia mais moderna que existe no mercado, com menor risco de complicações para a paciente. A partir de agora, podemos dar maior resolutividade aos casos de cálculos cirurgicos no HGV”, destaca o médico.
A equipe que participou da cirurgia foi composta pelo cirurgião, Benjamim Carvalho; o Anestesiologista, Marcus Gonçalves, residentes Danilo Fernandes e Victor Manfrinni e a Instrumentora, Durvalina Gonçalves.
Para o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campêlo, o HGV segue avançando em procedimentos de alta complexidade. "Com os investimentos que estão sendo feitos, o HGV avança a cada dia no atendimento à população com procedimentos complexos que beneficiam o paciente, principalmente em sua recuperação", afirmou.