Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Servidoras são atendidas pelo Caminhão da Mamografia no Dia da Mulher
A estimativa é que o Caminhão da Mamografia tenha realizado o atendimento de cerca de 90 servidoras ao longo do dia.
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) disponibilizou uma unidade do Caminhão da Mamografia para atendimento de servidoras durante todo o dia no Centro Administrativo. A ação atendeu mulheres com idades entre 40 e 69 anos.
“É muito importante, por conta até do tempo que às vezes não temos para se deslocar do trabalho para ir ao hospital. É importante estar aqui, se cuidando. Fiz a mamografia e fui muito bem tratada. É uma oportunidade para se cuidar”, destacou Elisângela Silva, funcionária do setor de protocolo Sesapi.
O Caminhão da Mamografia é uma iniciativa do Governo do Estado para ampliar o atendimento nas áreas com vazios assistenciais, fortalecendo a atenção básica voltada para a população feminina. Desde o ano passado foram realizados quase 78 mil exames em todo o estado.
“Neste dia, realizamos diversas ações para nossas servidoras, uma delas foi a realização da mamografia. Esse serviço percorreu diversos municípios e é fundamental para a saúde da mulher, pois a prevenção sempre é a melhor solução”, lembra Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios.
Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres, segundo o Ministério da Saúde. A detecção precoce é uma forma de prevenção secundária.
“Essa ação é muito importante para que as mulheres tenham a oportunidade de fazer a mamografia. Nem todas têm essa facilidade para conseguir realizar um exame desse, que é tão difícil conseguir na rede pública e na privada também”, pontuou Diane Carvalho, servidora da gerência financeira da Sesapi.
A estimativa é que o Caminhão da Mamografia tenha realizado o atendimento de cerca de 90 servidoras ao longo do dia. Caso ainda haja demanda, a unidade móvel seguirá com os atendimentos na segunda-feira (11). Os resultados dos exames serão disponibilizados posteriormente.
“O dia de hoje também é um dia para assegurar o direito de todas as mulheres, a saúde e a prevenção ao câncer de mama, que é um dos que mais matam. Fazer a mamografia é importante para o diagnóstico precoce”, finalizou Alzenir Moura Fé, coordenadora da Saúde da Mulher da Sesapi.