Nesta quarta-feira (27), o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e em parceria com a Associação Reabilitar, realizará a solenidade de inauguração da nova Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. O evento será realizado a partir das 7h30, na Rua Margarida, nº 716, bairro São Cristóvão.

A Casa da Gestante tem como propósito principal oferecer acolhimento, orientação e acompanhamento especializado para gestantes, bebês e puérperas, especialmente aquelas provenientes de municípios mais distantes de Teresina, garantindo-lhes assistência contínua e de qualidade.

Este novo espaço substitui a antiga Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, em funcionamento desde 2016, e está em total conformidade com a Portaria N 1.020, de 29 de maio de 2013, do Ministério da Saúde, que estipula uma distância máxima de cinco quilômetros entre a Maternidade e a Casa da Gestante. Dessa forma, a nova unidade assegura maior proximidade e melhor estrutura em conjunto com a NMDER.

O espaço visa humanizar e melhorar a qualidade do atendimento, proporcionando um ambiente adequado para mulheres e recém-nascidos que necessitam de observação diária, sem a necessidade de internação hospitalar.

Luziane Nogueira, coordenadora da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, expressa sua satisfação com a inauguração: “Estamos muito felizes com a abertura da nova Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. Estas mulheres estarão mais próximas da Maternidade e receberão uma assistência ainda mais dedicada”.

Para ter acesso ao espaço, é necessário residir em um dos municípios do Estado e as gestantes devem passar pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). As puérperas que tiveram recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) passam por triagem do Serviço Social da NMDER.

A nova Casa dispõe de 20 leitos distribuídos em seis quartos, uma ampla área de convivência, sala, cozinha totalmente equipada, lavanderia, copa, consultório, banheiros e armários. Todos os espaços foram equipados com recursos oriundos do Sistema Estadual de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (SEIPS) no valor aproximado de R$ 111 mil, visando proporcionar conforto e segurança às usuárias. As despesas com manutenção do espaço, alimentação das mães, pagamentos dos profissionais, veículos, dentre outros gastos, são custeadas com recursos do Governo do Estado.

Além disso, a NMDER oferece transporte diário para atendimentos e procedimentos na Maternidade, bem como alimentação e acompanhamento por uma equipe multiprofissional especializada, composta por enfermeira obstétrica, médico obstetra e técnico de enfermagem. Conta ainda com o apoio da psicologia, terapia ocupacional, serviço social e nutricionista.