Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi realiza ação de combate à dengue com internos da Penitenciária Irmão Guido
Durante a ação, os detentos tiveram acesso ao laboratório móvel para observar o ciclo biológico de vida do mosquito, além de uma palestra com orientações.
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus-PI) realizou, nesta quarta-feira (10), uma atividade educativa sobre o mosquito Aedes aegypti e a dengue com os internos da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina.
Durante a ação, os detentos tiveram acesso ao laboratório móvel para observar o ciclo biológico de vida do mosquito transmissor da dengue, além de uma palestra com orientações sobre ações de prevenção e combate ao foco de reprodução.
“Os internos foram qualificados para identificar os focos de dengue na própria unidade prisional. Como aqui há uma grande quantidade de pessoas privadas de liberdade, é muito importante esse trabalho de prevenção”, explicou Rosane Santana, coordenadora de Atenção Primária da Sesapi.
Após a palestra, os internos realizaram uma atividade prática para eliminação de possíveis focos de dengue na própria unidade prisional. A previsão é que a ação piloto, demandada Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), seja replicada em outros presídios do estado.
“Trabalhamos juntos nessa eliminação do foco. Para nós é extremamente importante tratar da saúde tanto dos internos como os servidores. O intuito é ampliar essa parceria para capacitação e ação em outras unidades penais”, concluiu Jaqueline Menezes, gerente de saúde da Sejus-PI.