Visando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), juntou-se ao Ministério da Saúde (MS), para contribuir com a elaboração do Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora do SUS (PNAIST/SUS).

O PNAIST SUS tem como objetivo, promover e estimular a atenção integral à saúde do trabalhador e da trabalhadora do Sistema Único de Saúde e conta com a colaboração dos estados para mapear as necessidades locais que devem subsidiar na construção do Programa.

Para isso, o MS iniciou nesta quinta-feira (11), no Luxor Hotel, a oficina do PNAIST SUS, para dialogar com os gestores da SESAPI, coordenadores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Conselho Estadual da Saúde, sindicatos, associações, trabalhadores e pesquisadores. O evento vai até esta sexta.

“A proposta de elaboração do PNAIST vem para que os ambientes e os processos de trabalho no SUS, promovam a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores. As oficinas estão sendo realizadas em todo o país, para que a gente possa elencar as prioridades dos territórios para o texto base do Programa”, explicou a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador da Saúde do Ministério da Saúde, Flávia Ferreira.

A prevenção de riscos e agravos relacionados ao trabalho no SUS também é uma prioridade do PNAIST.

“Esse momento é de extrema importância, pois podemos justamente colocar as nossas necessidades enquanto estado, enquanto trabalhadores em diversas situações e a partir delas, possamos ter um Programa voltado para desenvolver as práticas que devem beneficiar os trabalhadores e sua qualidade de vida”, destacou a superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi, Leila Santos.