O Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros, localizado no município de São João do Piauí, iniciou nesta quinta-feira (11) as cirurgias do Mutirão de Catarata. A previsão é que sejam realizados um total de 383 procedimentos até sábado (13), beneficiando pacientes de sete municípios da região. 

“A catarata não apenas prejudica a visão, mas também impacta na qualidade de vida e na independência das pessoas. É essencial restaurar a visão, mas também a esperança e a dignidade de cada um dos pacientes”, destaca Daniele Soares, diretora-geral da unidade. 

A iniciativa faz parte do cronograma do Mutirão de Cirurgias de Catarata, lançado pelo governador Rafael Fonteles. A medida prevê a realização de 28.364 cirurgias e 35.454 consultas ao longo do ano de 2024, atendendo todos os 224 municípios do estado.

Segundo Dirceu Campêlo superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, o mutirão é uma ação que proporcionará a redução das filas de espera por procedimentos no estado.

“São cirurgias importantes e necessárias, que darão mais qualidade de vida aos pacientes que aguardam por esse procedimento. Atendemos a demanda existente assim como criamos espaço para que novas demandas cheguem à rede estadual de saúde sem um tempo de espera longo”, disse o gestor.

O mutirão é realizado em todo o Piauí graças a recursos da bancada federal por meio de emendas do senador Marcelo Castro e do deputado federal Castro Neto.