A Segurança Alimentar é tema de Seminário promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O evento, que acontece nos dias 15 e 16 em Brasília, conta com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), membro da câmara técnica do Conass.

O seminário tem como objetivo, elaborar uma nova proposta de organização das competências das instituições que tratam sobre a temática, como a vigilância, a notificação, o monitoramento e a gestão de riscos em alimentos colocados à disposição da população.

“A importância do consumo de alimento seguro passa pelo gerenciamento de risco, e uma das estratégias é identificar e harmonizar a legislação das áreas que atuam nessa temática, hoje compartilhada por diversas instituições, daí a importância desse seminário com as instituições para trabalharmos de forma harmonizada”, destacou a superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi, Leila Santos.

A Vigilância Sanitária nesse processo, acompanha desde a rotulagem de alimentos, até as etapas de comercialização nos municípios.

“Temos diversos desafios para garantir o monitoramento da qualidade de produtos alimentícios no mercado, dentre eles, a fiscalização por meio das inspeções sanitárias, análises laboratoriais e suas metodologias. Para isso, temos que cumprir a legislação em vigor, e na área de alimentos, essas ações são permeadas por diversos órgãos que controlam toda cadeia alimentar e para tanto, esse seminário busca discutir conceitos e consensos que possam garantir uma segurança alimentar de maneira preventiva, visando a redução de risco de toda população, como define as Políticas Públicas de Saúde”, ressaltou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

No seminário, o diretor do Laboratório Central do Piauí (LACEN), Fabrício Amaral, também participou das discussões sobre os avanços das análises bromatológicas e as metodologias entre os órgãos da agricultura e da saúde.