O mês de abril busca alertar os profissionais e a população em geral para a importância da saúde e segurança do trabalhador. Hoje (16), data em que se comemora o Dia Mundial da Voz, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) chama atenção para os cuidados e a prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho, especialmente daqueles profissionais que utilizam a voz como seu instrumento de trabalho.

“É muito importante a ampliação das discussões sobre o Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT), pois a partir delas, podemos trabalhar com ações e estratégias que possam ajudar o trabalhador no desenvolvimento da sua profissão, bem como evitar possíveis problemas que venham prejudicar as suas funções”, destacou a fonoaudióloga do CEREST, Carlene Bitu.

Profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho - professores, cantores, jornalistas, locutores, operadores de call center, dentre outros, necessitam de cuidados especiais com o uso vocal, tendo em vista a grande exposição da voz na sua rotina. 

Os danos causados pelo mau uso ou abuso vocal podem ser evitados. 

“Um dos principais pontos é o reconhecimento da sua demanda vocal referente ao uso no processo de trabalho e com isso fazer a promoção e prevenção dos possíveis agravos que venham prejudicar a voz e consequentemente a comunicação”, acrescentou a fonoaudióloga. 

Para os trabalhadores que usam a voz profissionalmente, o CEREST conta com serviço de fonoaudiologia para realizar atendimentos e orientações sobre Saúde Vocal, além da disponibilidade para ministrar palestras educativas em empresas.