Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HPM-PI celebra 38 anos e recebe investimentos para se tornar centro de referência em ortopedia no Piauí
HPM-PI celebra 38 anos e recebe investimentos para se tornar centro de referência em ortopedia no Piauí
O Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPM-PI) realizou, nesta terça-feira (23), uma solenidade em alusão aos 38 anos de sua fundação. Administrativamente subordinada à Secretaria de Segurança Pública (SSP) e ao Comando-Geral da Polícia Militar, a unidade também está vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e integra a rede de assistência à saúde do estado.
Na oportunidade, o secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, destacou a relevância da assistência prestada pelo HPM aos piauienses ao longo dessas quase quatro décadas de funcionamento e os avanços da unidade, que vem passando por um processo de modernização e ampliação para se tornar um entro de referência em ortopedia, dermatologia e planejamento familiar do estado.
“Sempre foi um hospital de referência, bem cuidado e organizado, que continua sendo e vai se tornar ainda melhor. Vai receber a alta complexidade na área ortopédica, de cirurgias ortopédicas, e na área dermatológica, além das cirurgias, gerias mais simples, com equipes multidisciplinares para atender a população. É um hospital que atende pelo SUS, de excelência, que só vai melhorar”, frisou o gestor.
Para isso, o HPM está passando por uma ampla reforma e ampliação de sua estrutura, saindo de 51 para 106 leitos de internação nas especialidades ortopedia, dermatologia, planejamento familiar e cirurgia geral, voltados para o atendimento de toda população piauiense. Jônatas Melo, superintendente de Gestão da Administração da Sesapi, ressaltou as melhorias que serão implementadas na unidade.
“O hospital vem longo dos anos vem se destacando pelos serviços prestados a população, por seu corpo de funcionários, prestadores de serviço e membros da cooperação a PM que tão bem fazem a gestão desse hospital ao longo do tempo. O HPM está passando por amplas modificações estruturais, para ser reconduzido a um perfil de assistência mais voltada a partir de agora das enfermidades relacionadas ao trauma, mas também bucomaxilo como doenças relacionadas a dermatologia”, explicou.
“ Com a reforma, o número de consultórios serão ampliados, sendo quatro para dermatologia, oito ortopédicos, dois voltados para planejamento familiar, dois para cirurgia geral e um para o atendimento de pacientes especiais da odontologia. Também estão sendo readequadas uma sala para procedimentos dermatológicos, duas para pequenas cirurgias, oito salas no centro cirúrgico, sala de raio-X, tomografia, laboratório de análises clínicas e sala de vacinas.
De acordo com o diretor do hospital, coronel Leandro de Melo Castelo Branco, a unidade de saúde vai aumentar a capacidade de atendimento e assistência diária aos pacientes. “São serviços de grande relevância que, com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde, o HPM passará a ser referência nessas áreas de saúde”, afirma.